Certamente, nosso lar é o nosso porto seguro, o local onde queremos estar para repor as energias de um dia cansativo e viver momentos especiais ao lado daqueles que amamos, com toda tranquilidade e segurança.
Sem dúvida, ninguém gosta de pensar no pior, porém, não seria pessimismo estar ciente de que incidentes acontecem e a melhor maneira de lidar com eles é a precaução.
Além de um lar, a casa geralmente é o bem material de maior valor que temos. É onde investimos todas as nossas economias e o resultado de todo esforço do nosso trabalho.
Mesmo assim, muitas pessoas ainda acabam deixando de lado a importância de proteger este patrimônio tão valioso através da contratação de um seguro.
Mas afinal, o que é Seguro Residencial?
O seguro residencial é um produto com coberturas multirriscos, o qual oferece um conjunto de seguros conjugados ou agrupados em uma única apólice.
Eles servem para amenizar os prejuízos causados por eventuais acidentes, oferecendo sempre garantias básicas, as quais cobrem danos ocasionados por incêndio, queda de raio ou explosão, por exemplo.
Além de reparar danos básicos, atualmente os seguros residenciais oferecem assistências muito úteis que podem refletir de forma positiva no orçamento das pessoas.
Quais as suas vantagens?
Geralmente, o Seguro Residencial, para quem possui qualquer tipo de imóvel próprio, oferece o melhor custo benefício para o contratante, considerando que o valor da sua mensalidade não costuma ultrapassar 1% do valor do imóvel.
Pode-se dizer que é uma forma bastante econômica de garantir a proteção dos bens, pois apesar da quantia atingir um valor alto, o serviço tem relativamente um baixo custo, principalmente se comparado ao valor que seria gasto em caso de manutenções feitas devido ao acontecimento de acidentes.
O Seguro Residencial também oferece serviços de assistência que podem ser incluídos à apólice do seguro, garantindo a proteção não apenas dos bens materiais como também atendendo a outras necessidades essenciais da família.
Tipos de coberturas disponíveis
Existem basicamente dois tipos de coberturas que são oferecidas:
Cobertura básica
- Independente da razão e origem do acidente, em caso de incêndio, explosão ou queda de raio, essa cobertura protege toda a estrutura do imóvel e os bens que compõem o interior dele.
Coberturas adicionais
- Perda ou pagamento de aluguel a terceiros: caso a residência fique sem condições de moradia por motivos adversos, a indenização dessa cobertura auxilia no pagamento tanto de um novo aluguel quanto a compensar o valor que o locatário deixou de receber.
- Escritório em residência: essa cobertura é bastante útil para quem costuma trabalhar em casa, pois oferece proteção para o material de trabalho do segurado.
- Documentos pessoais: essa cobertura garante o reembolso de documentos em caso de furto ou perda.
- Responsabilidade civil familiar: essa apólice oferece indenização para clientes que tenham que arcar com as despesas médicas ou indenizações judiciais por devido a danos causados por seus familiares, empregados domésticos e até mesmo animais de estimação de terceiros.
- Roubo e furto: é uma das apólices mais procuradas, pois oferece cobertura para prejuízos causados por situação de roubo, onde os bens são levados e o imóvel é arrombado sem a presença dos moradores.
- Acidentes pessoais: essa cobertura cobre os danos de qualquer pessoa que esteja no interior do imóvel e sofra algum acidente que resulte em invalidez ou falecimento.
- Vidros: essa cobertura compreende vidros quebrados, bem como espelhos e mármores da residência.
- Queda de aeronaves e impacto de veículos: a indenização é oferecida em caso de queda de avião ou de um automóvel bater no mura da residência, por exemplo.
- Danos elétricos: nesse tipo de cobertura estão incluídos os danos causados por curto-circuito em aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, bem como o quadro de luz, a fiação e a chave do relógio da medição de energia.
- Fenômenos naturais: esse tipo de cobertura cobre os custos caudados a danos nas telhas e janelas, oriundos de fenômenos naturais como vendavais, tornados, ciclones, granizos e furacões.
- Desmoronamento: o valor da indenização é pago quando ocorrem perdas ou danos materiais devido a desmoronamento parcial ou total, independente da razão.
Além das coberturas citadas acima, o Seguro Residencial oferece diversos serviços de suma importância com assistência 24 horas, como chaveiro, eletricista, encanador, serviços de limpeza, acompanhante em caso de hospitalização, despachante, cuidadores para animais de estimação, babá para crianças, segurança e vigilância, entre outros.
Antes de contratar um Seguro Residencial, é importante analisar todos os aspectos e o custo-benefício que envolve este investimento.
Diferente dos seguros de automóveis, os residenciais costumam ser mais baratos, e muitas vezes tornam-se indispensáveis para garantir o conforto e tranquilidade da família.
Ficou com alguma dúvida? Podemos lhe ajudar!